Minhas amigas são mais bonitas do que os outros “dizem” que elas deveriam ser!

Posted by in Uncategorized

0

Para encurtar a introdução, estou criando uma série fotográfica que vai mostrar mulheres de diferentes idades sem maquiagem ou adornos, exibindo sua aparência e beleza reais. Junto com a Juliana, minha namorada, estamos fotografando 30 idades, partindo dos 15 anos, e isso vai resultar em um material para reflexão e discussão sobre o que é a beleza real. O design vai ficar a cargo da maravilinda Marcella Sholl, e se você conhece o trabalho dela sabe bem do que eu tô falando. Inspirado por esse pensamento de gerar uma conversa sobre a aparência real, comecei a reparar de maneira diferente nas feições das mulheres que conheço e cheguei a uma conclusão quase inconsciente: minhas amigas mais bonitas, ativas e felizes são bem mais velhas do que eu imaginava!

No processo de chamar as mulheres para participarem do projeto e das fotografias, percebi que na maioria dos casos eu errava a idade para baixo. Com algumas eu errei feito. A mulher que vai representar a categoria de 40 anos foi convidada por mim para integrar uma idade entre 33 e 35. A que vai ficar com os 30 anos eu tinha certeza que tinha 27. A dos 34 eu jurava que tinha 33. A dos 35 eu pensei que tinha 32. A dos 29 eu tinha achava que tinha 28. Comecei a perceber que ou meus padrões de beleza mudaram, ou as mulheres de hoje estão cada vez mais jovens, mesmo quando não têm intenção de causar tal impressão.

Tenho amigas de 30 e poucos anos que estão pensando em arranjar o primeiro namorado sério na vida. Outras pensam em fazer uma nova tatuagem, ou pintar a parede do apartamento de amarelo ovo, ou cair no mundo para viajar com uma mochila nas costas no ano que vem. Coisas que eu estava acostumado a ouvir meus amigos de 22, 24 anos dizendo. Tem gente que tem as pernas mais firmes e lisas que minhas amigas mais adictas dos treinos da academia. Tenho amigas que são 7, 8 anos mais velhas que algumas moças que conheço e parecem incrivelmente mais jovens. Os “pós-25” estão, de alguma maneira, fazendo muito bem para a mulherada que eu conheço.

Talvez seja aceitação, ou foco nos pontos fortes, ou experiência, ou mesmo a realização da crença de que gente inteligente e simpática parece mais bonita aos olhos de quem as conhece. A aparência é uma coisa efêmera que a gente dá o maior valor do mundo, mas o que será que nós faríamos se todo mundo tivesse a mesma cara? Como escolheríamos nossos amigos, amores, afinidades? Talvez, ao menos a meu ver, a única maneira de diferenciar pessoas que iriamos querer ter por perto seja com base em suas personalidades, suas crenças, suas ideias e seus ideais. Será que foi isso que rejuvenesceu minhas amigas?

Tenho percebido que algumas coisas ajudaram. A maioria não fuma, bebe pouco, tem sonhos ambiciosos, vive uma rotina independente e consegue manter, cada uma do seu jeito, uma vida afetiva sempre quente e/ou feliz. Talvez sejam esses os remédios para ter sempre uma pele bonita, cabelos cheios de vida, sorrisos largos, corpos harmoniosos e olhos cheios de fogo. Acho que a fonte da juventude está em não se sentir velho. Acredito que essas mulheres, conscientemente ou não, descobriram e usam dessa máxima para permanecerem imunes aos efeitos do tempo.

Num mundo onde os corpos doentes são as considerados saudáveis, onde as propagandas de bem-estar causam mais mal estar do que os filmes de terror, onde as pessoas querem caber em roupas desenhadas para corpos que não existem, desejo muito estar certo. Desejo extremamente, do fundo do meu coração, estar certo sobre o motivo pelo qual minhas amigas de 40 parecem ter 30, minhas amigas de 30 parecem ter 20 e minhas amigas de 20 ainda têm de mostrar o RG para entrar em casas noturnas. Desejo que o verdadeiro caminho para a juventude eterna seja um coração sempre quente, sorrisos sempre largos, otimismo sempre em alta, planos sempre em andamento, mente sempre aberta, xícara sempre meio cheia, inteligência, alegria, felicidade e hábitos simplesmente prazerosos. Desejo, de verdade, que o segredo da beleza esteja escondido no simples fato de ser feliz!